O AL_A venceu o concurso para se projetar a nova mesquita dentro do complexo World Trade Center em Abu Dhabi de Foster + Partners. O projeto de 2000m², imaginado como um "trajeto a serenidade", vai muito além de ser um simples edifício. Ao ir se aproximando do Átrio de Orações, os visitantes são levados a um percurso através de um parque de palmeiras. Uma vez dentro da edificação, os usuários se deparam com a Meca.
"A mesquita é proposta como um fragmento da cidade, refletindo o percurso do temporal ao espiritual", alega Ho-Yin Ng, diretor do AL_A. "A mesquita e o jardim se tornam um só, com as árvores e colunas formando uma paisagem vertical informal e permitindo que os oradores de sexta-feira vejam o exterior".
No interior do Átrio de Orações, treliças ramificadas formam uma floresta de colunas esguias que são iluminadas pela abertura zenital circular de seu topo. Isto, afirma AL_A, cria um "jogo de luz e sombra" que "da vida ao espaço e estimula os sentidos".
"O minarete significa a presença da mesquita na vasta paisagem da cidade" completa AL_A. "Etéreo, delicadamente perfurado e autoportante, é deslocado da cobertura executado sob as mesmas proporções das colunas que constituem o restante da mesquita".
O AL_A se associará para este projeto com o escritório paisagístico Gross Max.
Notícias via Wallpaper*, AL_A